Clique aqui para consultar o PROGRAMA
O Projeto “Caracterização e Melhoramento de Fruteiras Tradicionais” – FRUIT MED, desenvolvido ao longo dos últimos anos, representou um significativo investimento na área da preservação dos recursos genéticos e assentou maioritariamente num trabalho de caracterização de variedades tradicionais de fruteiras algarvias, tendo também uma componente de melhoramento da pera Rocha, sendo financiado pelo PDR 2020.
O Centro de Experimentação Agrária de Tavira acolhe agora uma sessão que procura sintetizar e extrair as principais conclusões deste trabalho, desenvolvido em sete coleções de fruteiras, que englobam a alfarrobeira (44 entradas), a amendoeira (112 entradas), a figueira (97 entradas), a nespereira (29 entradas), a macieira/pero de Monchique (32 entradas),a romãzeira (82 entradas) e a laranjeira (93 entradas).
As Coleções de Fruteiras têm um elevado interesse patrimonial e cultural, procurando preservar as variedades tradicionais que tendem a desaparecer, mas que são representativas da identidade da região algarvia e muito importantes para a obtenção de novas variedades.
Uma “Arca de Noé” da biodiversidade da agricultura algarvia, estas coleções de fruteiras são um dos acervos mais representativas a nível nacional e resultado do trabalho de prospeção, preservação e caracterização, desenvolvido principalmente na última década e meia, pelos técnicos da área da agricultura.
A iniciativa conta com a realização de uma visita às Coleções (conduzida por António Marreiros e Luís Cabrita, da CCDR Algarve, I.P.), de nespereira, macieira, romãzeira, alfarrobeira, amendoeira e figueira, e inclui uma demonstração prática da poda em figueira, orientada por Rui M. de Sousa, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
© 2024 DRAP Algarve . Todos os direitos reservados.