Saltar para os conteúdos

LIGAÇÕES ÚTEIS     MAPA DO SITE     facebook

RIAAC AGRI logo

Projecto RIAAC AGRI - Catálogos de Projectos - Alterações Climáticas

As alterações climáticas constituem, reconhecidamente, uma realidade e uma prioridade nacional, face aos seus impactos presentes e futuros sobre os ecossistemas, a economia e a sociedade.

Os estudos efectuados indicam que Portugal e a região mediterrânica, se encontram entre as zonas europeias com maior vulnerabilidade aos impactes das alterações climáticas.

Ciente desta realidade a ANPROMIS, o COTR, a FNOP, a UNAC e o ISA implementaram o projecto  RIAAC AGRI “Rede de impacto e adaptação  às alterações climáticas  nos sectores agrícola,  agro-alimentar e florestal”.

No âmbito das diversas acções previstas, foi efectuado um levantamento exaustivo da informação científica existente nesta área a nível nacional, que foi compilada nos dois manuais que remetemos em anexo.

Com a publicação destes catálogos atinge-se um dos objectivos do projecto para disseminação da informação de forma alargada, compilando nestes dois volumes os projectos de I&D existentes e que incluem o  estudo de estratégias e medidas de adaptação às Alterações Climáticas nos quatro sectores alvo – Milho, Regadio, Tomate de Indústria e Floresta.

Não sendo possível listar exaustivamente todos os resultados publicados ou os trabalhos em curso, para facilitar a consulta dos mesmos ao utilizador, optou-se pela inclusão dos links de cada projecto (acessíveis através de QR Code) e do responsável científico dos mesmos.

Apesar da extensa pesquisa e revisão bibliográfica realizada, caso sejam detectadas imprecisões ou omissões nos mesmos, agradecemos que nos façam chegar a informação por mail (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.,

RIAAC AGRI - volume A (Agricultura)

RIAAC AGRI - volume B (Floresta)