Saltar para os conteúdos

LIGAÇÕES ÚTEIS     MAPA DO SITE     facebook

nuno russo

O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, marcou presença, no Seminário "As maiores ameaças fitossanitárias aos citrinos"  e na assinatura do Protocolo DRAP/GNR para reforço e fiscalização da Reserva Agrícola Nacional.

A AlgarOrange em colaboração com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e a Universidade do Algarve, realizaram no Auditório da DRAP  Algarve, um Seminário sobre "as maiores ameaças fitossanitárias aos citrinos".

Este Seminário teve como objetivo alertar e debater sobre os vários problemas fitossanitários de controlo cada vez mais difícil na cultura dos citrinos.

Existem atualmente novas ameaças fitossanitárias muito graves, que são mal conhecidas por grande parte dos citricultores pelo que será de grande utilidade a transmissão de conhecimentos e a mobilização de todos intervenientes do setor nestas matérias.

A par deste Seminário, decorreu também nas instalações da DRAP Algarve, a assinatura do protocolo de cooperação entre a Guarda Nacional Republicana  e a DRAP Algarve em matérias comuns a ambas as entidades, procurando criar sinergias e adequar procedimentos para uma maior eficácia das ações de fiscalização aos prédios situados em solos da Reserva Agrícola Nacional.

A celebração deste instrumento de cooperação tem como objetivos gerais a proteção do solo com maior aptidão agrícola e do desenvolvimento da atividade agrícola; a prevenção geral e dissuasão da população da prática de factos contrários ao Regime Jurídico da Reserva Agrícola Nacional, bem como uma incisiva ação sobre os ilícitos que são cometidos em zonas onde vigora a regra geral de utilização agrícola e a proibição de edificação.

A presença do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, é uma demonstração inequívoca da preocupação e interesse das várias entidades para com o setor e um voto de confiança na capacidade dos agricultores da região.

protocolo3 protocolo protocolo2