Saltar para os conteúdos

LIGAÇÕES ÚTEIS     MAPA DO SITE     facebook

alcoutim1

À semelhança dos anos transatos a Câmara Municipal de Alcoutim e a Câmara Municipal de Mértola, numa organização conjunta em colaboração com a Associação de Proprietários Florestais das Cumeadas do Baixo Guadiana, promoveram as Jornadas do Mundo Rural, que tiveram lugar no Espaço Guadiana em Alcoutim.

Esta organização conjunta decorreu de uma visão de território integrada que entende que a geografia dos problemas e desafios que estes dois Municípios enfrentam não se coaduna com as geografias administrativas dos territórios. Nesse sentido têm estes dois Municípios encetado um conjunto de reflexões, iniciativas e projetos conjuntos e/ou complementares em várias áreas.

O evento contou com a participação de um conjunto prestigiado de oradores de instituições de relevância para o setor Florestal e Agrícola, com o objetivo estratégico e transversal de apresentar os desafios e oportunidades que os profissionais e as instituições têm de enfrentar, e sobre os quais importa refletir de forma global, contando com espaços abertos ao debate em torno das questões apresentadas.

O Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, esteve presente e destacou que “é apostando nestes territórios e apoiando a Agricultura, designadamente a pequena agricultura, a agricultura familiar e a agricultura biológica, estaremos a contribuir para um desenvolvimento coeso do território, um desenvolvimento que envolverá outros setores como a restauração, o turismo, o artesanato e a cultura e que será capaz de convocar as pessoas e de as envolver na construção de soluções e projetos”.

O Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Pedro Valadas Monteiro e o Diretor Adjunto, Mário Dias, reforçaram as palavras do Secretário de Estado relativamente à Sustentabilidade, à Competitividade e à Inovação conceitos chave que norteiam a  ação do Ministério da Agricultura em territórios com as características como Alcoutim e Mértola.

alcoutim 4 alcoutim2