Saltar para os conteúdos

LIGAÇÕES ÚTEIS     MAPA DO SITE     facebook

i051882

«Governo vai assegurar testes rápidos em todas as campanhas» agrícolas.

 
A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, a Ministra da Saúde, Marta Temido, e o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional (coordenador no Alentejo das medidas de combate à Covid-19), Jorge Seguro Sanches, acompanharam, ao longo da manhã uma ação de testagem a trabalhadores agrícolas em São Teotónio, Odemira.
 
Neste contexto, a titular da pasta da Agricultura sublinhou que «o que está a acontecer nesta região será replicado noutras regiões do País, durante todas as campanhas, inclusive nas vindimas». «Portanto, só iremos terminar no final do ano. O Governo irá assegurar que os testes rápidos se realizam com o apoio da Cruz Vermelha. As empresas têm de se responsabilizar por criar as condições de realização destes mesmos testes, bem como de isolamento e de segurança aos trabalhadores, e não podemos esquecer que as autarquias têm aqui um papel muito importante. Aliás, a Câmara Municipal de Odemira comprova exatamente isso», acrescentou. 
 
Em declarações à imprensa, a Ministra da Agricultura evidenciou o caráter fundamental da realização de testes em massa na prevenção de surtos e explicou, ainda, que «este território é dos mais complexos, daí ser tão importante a garantia da testagem e o acompanhamento dos fluxos dos trabalhadores, bem como as devidas condições de isolamento, mediante, claro está, o empenho das diversas Áreas Governativas, a corresponsabilização das empresas neste processo e o apoio das Câmaras Municipais». «Só assim será garantida a segurança dos trabalhadores, bem como a realização das colheitas», disse.
 
No encontro com empresários, que ocorreu após a visita, a Ministra Maria do Céu Antunes, assumindo como prioritária a proteção dos trabalhadores, lembrou os impactos decorrentes da não realização das colheitas devido a surtos e reforçou que este é um esforço coletivo: «O Governo está empenhado em garantir condições que viabilizem a realização de testes em massa e as empresas têm o dever de proporcionar condições para que estes testes sejam realizados e para que os seus trabalhadores estejam em segurança».