Saltar para os conteúdos

LIGAÇÕES ÚTEIS     MAPA DO SITE     facebook

 

 179862946 480048346757310 3315894340273910421 n

 A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve) irá retomar no próximo dia 10 de maio as visitas a projetos de investimento na região, que são casos de sucesso nas áreas do agroalimentar e da economia do mar, apoiados por fundos comunitários, no âmbito da celebração do Dia da Europa.

 

Estas sessões, intituladas “Roteiros aMARaTERRA”, visam divulgar o que de melhor se está a fazer em termos de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, destacando o papel de empresários e empresas que em muito contribuem para o esbater das assimetrias socioeconómicas e para a coesão territorial do Algarve.

Neste primeiro Roteiro, após o interregno a que a pandemia obrigou, serão visitados dois casos de sucesso nos concelhos de Lagoa e Silves, nomeadamente, o projeto de produção de framboesas, em hidroponia, e diospiros, em modo de produção biológico, Sr. Berry Unip. Lda, apoiado pelo PDR2020; e o projeto da Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário (AMPIC) do Algarve apoiado pelo MAR2020.

 

  • Berry Unip. Lda

Sr. Berry, um projeto que nasceu em Lagoa, fundado por um casal de jovens com a visão de implementar uma nova forma de produção agrícola no Algarve, aproveitando as excecionais condições climáticas da região, para desenvolver a produção de pequenos frutos vermelhos em hidroponia destinados à exportação.

O projeto, teve início numa candidatura PRODER, sendo posteriormente submetidas diversas candidaturas ao abrigo do PDR2020, sendo atualmente uma empresa reconhecida e premiada com uma menção honrosa de Melhor Jovem Agricultor em 2015; em 2018, com menção honrosa de empresa agrícola a nível nacional, e já durante o corrente ano 2021, vencedora do prémio TalentA, iniciativa da Corteva e CAP.

O objetivo da Sr. Berry é desenvolver uma agricultura moderna, saudável e sustentável, com grande respeito pelo meio ambiente e integração na natureza, em todas as suas fases de produção e desenvolvimento e obter máxima qualidade com o mínimo de recursos. A Estratégia da empresa consiste na produção, com elevados padrões de quantidade, qualidade e segurança alimentar, de framboesas, e na respetiva comercialização em mercados externos de elevado valor acrescentado.

Neste momento produz amoras, framboesas e dióspiros. O objetivo é aumentar a capacidade de produção de dióspiros para responder à procura de mercado. A tecnologia utilizada pela Sr. Berry na exploração é a hidroponia – cultura sem solo. O substrato orgânico é composto por várias substâncias 100% naturais. A fruta produzida na SR Berry é 100% natural e é certificada pela Global GAP e GRASP.       

 

  • Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário (AMPIC) do Algarve

O projeto para a criação da Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário (AMPIC), no Algarve, tem por objetivo principal demonstrar o valor natural e cultural de excelência da zona.

Foi apresentada proposta ao governo em março deste ano, num processo participativo inédito em Portugal, com o envolvimento ativo de várias entidades da região, unidas por este interesse comum, pretendendo promover a pesca local e o turismo de natureza sustentáveis, a par com a preservação e proteção dos valores naturais, biodiversidade, bem como incentivar a literacia oceânica das comunidades residentes e visitantes.

As iniciativas apresentadas do âmbito deste projeto representam um investimento no valor de €199.407, comparticipado a 100% pelo PO MAR2020; a proposta para a futura AMPIC do Algarve situa-se na zona da baía de Armação de Pera, entre o Farol de Alfanzina e a Marina de Albufeira, abrangendo até uma distância da costa por volta dos 50m de profundidade. O impacto da sua existência alarga-se à região circundante, nomeadamente a todas as freguesias costeiras.

 

Esta iniciativa da DRAP Algarve visa conhecer melhor dois projetos emblemáticos e inovadores, ouvir os empresários e entidades envolvidas, saber dos desafios colocados no seu desenvolvimento e expetativas para o futuro.

Para estas visitas foram convidados os representantes das Autoridades de Gestão do PDR 2020 e MAR2020, bem como os presidentes das Câmaras Municipais de Lagoa e de Silves.