Saltar para os conteúdos

LIGAÇÕES ÚTEIS     MAPA DO SITE     facebook

Capturar85421563

Porquê dia 9 de maio?

Porque a 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros de França, apresentou uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia.

Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, destacava os valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social, equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas que, nessa altura, constituíam a base do poderio militar: o carvão e o aço.

Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da União Europeia, os Chefes de Estado e de Governo, em 1985, decidiram consagrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa".

O Dia da Europa é um dos símbolos da União Europeia e constitui o mote para a dinamização de atividades que procuram aproximar a Europa dos cidadãos.

Por isso mesmo, o Mar 2020, em parceria com a DRAP Algarve e outros organismos, para cada dia desta semana preparou uma ação informativa, que comemora esse dia.

Hoje conheça a União Europeia num relance e com os mais novos venha “À descoberta da Europa!”.

 

Acompanhe-nos ao longo da semana.