Saltar para os conteúdos

LIGAÇÕES ÚTEIS     MAPA DO SITE     facebook

ampic ap
 
Projeto AMPIC - Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário do Algarve, foi dado a conhecer em pormenor, ontem à tarde, no seguimento dos ROTEIROS "aMAR aTERRA", promovidos pela DRAP Algarve, em celebração do Dia da Europa.
O projeto foi apresentado pelos investigadores, Jorge Gonçalves e Bárbara Horta e Costa, do CCMAR, na presença, entre outros, do Diretor Regional, Pedro Valadas Monteiro, da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, do Presidente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra, Ricardo Pinto, do Presidente da Associação de Pescadores de Armação de Pêra, Manuel Prudêncio e da Gestora do Programa Operacional MAR2020, Dina Ferreira.
O processo de criação da AMPIC é muito inovador, ao ser inclusivo e participativo com uma base científica sólida única, que o potencia como um exemplo de sucesso de abordagem bottom-up de uma AMP a nível nacional.
O projeto para a criação da Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário no Algarve, tem por objetivo principal demonstrar o valor natural e cultural de excelência desta zona, um ecossistema ímpar, maternidade e lar de centenas de espécies marinhas, incluindo 12 novas descobertas para a ciência.
Foi recentemente apresentada proposta ao Governo, num processo participativo inédito em Portugal, com o envolvimento ativo de várias entidades da região, unidas por este interesse comum, pretendendo promover a pesca local e o turismo de natureza sustentáveis, a par com a preservação e proteção dos valores naturais, biodiversidade, bem como incentivar a literacia oceânica das comunidades residentes e visitantes.
As iniciativas apresentadas do âmbito deste projeto representam um investimento no valor de €199.407, comparticipado a 100% pelo PO MAR2020; a proposta para a futura AMPIC do Algarve situa-se na zona da baía de Armação de Pera, entre o Farol de Alfanzina e a Marina de Albufeira (concelhos de Silves, Lagoa e Albufeira), abrangendo até uma distância da costa por volta dos 50m de profundidade.
 
 
  • Apresentao_projeto_AMPIC_Armao_de_Pra_10-05-2021-12
  • Apresentao_projeto_AMPIC_Armao_de_Pra_10-05-2021-13
  • IMG_20210510_145855