Saltar para os conteúdos

LIGAÇÕES ÚTEIS     MAPA DO SITE     facebook

20210521 154339

O Dia Internacional da Biodiversidade celebrado a 22 de maio, visa alertar a população para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica.  As Coleções de fruteiras existentes na DRAP Algarve dão um importante contributo para essa conservação.

Este Dia Internacional da Biodiversidade foi proclamado pelas Nações Unidas a 22 de maio porque foi nesta data (22 de maio de 1992) que se adotou o texto final da Convenção da Diversidade Biológica.

Como forma de assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade, a DRAP Algarve assinou um protocolo de colaboração com a Associação Vita Nativa – Conservação do Ambiente, responsável pelo projeto “Alojamento Local para Aves”, que visa a instalação e manutenção de caixas–ninho. O Protocolo prevê a instalação de 35 caixas ninho, 18 na sede da DRAP Algarve, no Patacão, e 17 no Centro de Experimentação Agrária de Tavira, sendo em maioria caixas ninho para aves insectívoras, como os chapins e as poupas e para aves de rapina de pequena e média dimensão, como o mocho-galego, o peneireiro vulgar e a coruja das torres.

A DRAP Algarve associa-se a esta iniciativa que considera de extrema importância para a manutenção do equilíbrio nos ecossistemas, pelo fato de as espécies beneficiadas pelo projeto alimentarem-se de insetos, pequenos roedores, entre outros, o que vem contribuir para o importante papel das aves no controlo biológico de pragas.

No âmbito do projeto ‘Alojamento Local para Aves’, a Associação Vita Nativa, prevê a instalação de 2 mil caixas-ninho distribuídas por todo o Algarve, contando para isso com a colaboração de várias entidades, entre elas da DRAP Algarve.

Fundada em 2018, a Vita Nativa é uma organização sem fins lucrativos para a conservação do ambiente que pretende promover o estudo e a conservação da natureza, divulgar e valorizar o património natural e contribuir para a participação ativa na defesa do ecossistema, objetivos nos quais a DRAP Algarve se revê e defende. Esta, é uma iniciativa vencedora do Orçamento Participativo Portugal 2018 que visa promover a diversidade de avifauna na região Algarvia e onde participa também o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), representado pela Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve.

 20210521 113353  20210521 141831