Saltar para os conteúdos

LIGAÇÕES ÚTEIS     MAPA DO SITE     facebook

DSC01764

Celebrou-se, no passado sábado, dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação. O Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT) da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve), recebeu uma visita de profissionais do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), incluída no ciclo de visitas «HosCult – Património Saúde».

Foram cerca de 40, os participantes (maioritariamente profissionais do CHUA) que tiveram a oportunidade de visitar o CEAT, onde puderam conhecer as diversas coleções de variedades tradicionais de fruteiras (alfarrobeiras, amendoeiras, figueiras, macieiras/pero de Monchique, nespereiras e romãzeiras) e de castas de vinha (de vinho e de mesa), sendo algumas destas coleções únicas a nível nacional, constituindo um verdadeiro “tesouro”, instalado no coração da cidade de Tavira, comunidade representativa da candidatura portuguesa da Dieta Mediterrânea a património imaterial da Humanidade.

Esta ação contou com a participação da Dra. Luísa Geada, coordenadora do Serviço de Dietética e Nutrição do CHUA, com o acompanhamento do Eng. António Marreiros da DRAP Algarve e orientação da Dra. Cristina Fé Santos e Rodrigo Soares do Gabinete de Comunicação e Relações Exteriores do CHUA.

Durante esta visita que associou fruta e saúde, os participantes tiveram oportunidade de, com algum pormenor, ficar a conhecer o trabalho que ali se desenvolve no âmbito da preservação e caracterização das variedades tradicionais das diferentes espécies ali existentes, bem como o trabalho em curso no âmbito do Projeto Fruit Med.-PDR 2020-784-42678 “Caracterização e Melhoramento de Fruteiras Tradicionais”.