Saltar para os conteúdos

LIGAÇÕES ÚTEIS     MAPA DO SITE     facebook

estudo regadio 3
 
Já está disponível, para consulta pública, o Estudo “Regadio 20|30 – Levantamento do Potencial de Desenvolvimento do Regadio de Iniciativa Pública no Horizonte de uma Década”.
 
Todos os contributos deverão ser remetidos para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., até ao próximo dia 14 de janeiro.
 
No que respeita à região do Algarve, as propostas apresentadas pela DRAP Algarve foram validadas e internalizadas neste documento pela entidade coordenadora EDIA, por ter sido demonstrada a sua viabilidade técnico-económica e ambiental. Assim as intervenções a realizar passam, sobretudo, pela integração de regadios privados existentes, abastecidos por origens subterrâneas, em regadios coletivos abastecidos por origens de superfície. Em alguns dos perímetros existentes a solução passará pela reformulação dos seus limites. Para sua operacionalização, além dos investimentos já previstos em sede do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve / PRR e de obras na reabilitação / modernização para melhoria da eficiência na distribuição de água e transição energética, uma das medidas estruturais agora preconizadas assenta na construção de 2 açudes móveis, um na Ribeira de Monchique (barlavento) e outro na Ribeira da Foupana, a sotavento, para reforço, respetivamente, das barragens de Odelouca e Odeleite.