Saltar para os conteúdos

LIGAÇÕES ÚTEIS     MAPA DO SITE     facebook

mar2020 out2022

 

Os dados de execução do MAR2020, revelam que as candidaturas aprovadas, executadas ou em execução no Algarve até à data, se situam nas setecentas e três, resultando destas iniciativas um investimento superior a 80 milhões de euros e um apoio público de 65 milhões.

Relativamente aos eixos prioritários indicados, este número de candidaturas corresponde a um quarto do total das candidaturas apresentadas no âmbito das Direções Regionais, representando montantes de investimento e de despesa pública da ordem dos 16%.

Em termos de Eixos prioritários, nos quais o MAR2020 se encontra estruturado, são as medidas do Eixo 2, associadas à aquacultura as mais representados na região, correspondendo 28% do total de candidaturas, e a mais de 43% do investimento, em termos regionais. Estes investimentos têm origem nas mais de um milhar de estruturas existentes na região, sobretudo situadas nas zonas interditais (Ria Formosa e Alvor), e dedicadas à produção de bivalves, às quais se juntam as unidades de produção aquícola offshore licenciadas entre Sagres e Vila Real de Santo António.

Com origem no domínio da atividade da Pesca, correspondendo ao Eixo Prioritário 1, temos o maior número de candidaturas submetidas (cerca de 60% das candidaturas na região). Candidaturas estas que se distribuem por diferentes medidas, como sejam investimentos a bordo ou as compensações por cessações temporárias. A iniciativa destas candidaturas provém do universo de embarcações de pesca registadas nas capitanias da região, sobretudo das que se dedicam à pesca costeira. Incluem-se também neste Eixo 1, os investimentos em portos de pesca, em locais de desembarque em abrigos e lotas.

Os Eixos 4 e 5, traduzem a atividade dos Grupos de Ação Costeira do Barlavento e do Sotavento, e os investimentos na comercialização e na transformação de produtos da pesca e da aquicultura, respetivamente.