Saltar para os conteúdos

LIGAÇÕES ÚTEIS     MAPA DO SITE     facebook

Site Inovação na Dieta Mediterrânica CEATavira 7 de setembro de 2023

Visita às Coleções de Fruteiras Tradicionais do Algarve, marca o arranque da Feira da Dieta Mediterrânica, no dia 7 de setembro pelas 09h30, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT).

Estas coleções caracterizam-se de elevado interesse patrimonial e cultural, pois para além da maioria serem únicas no pais, são representativas da paisagem típica algarvia e logo do imaginário associado à Dieta Mediterrânica.

Aberta à população em geral, esta visita é mais uma oportunidade de divulgar junto dos visitantes o trabalho de prospeção, preservação e caracterização desenvolvido pelos técnicos da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve), na última década e meia, constituindo-se este repositório numa verdadeira “Arca de Noé” da biodiversidade agrícola.

Para além desta ação, a DRAP Algarve, enquanto membro da Comissão Organizadora da Feira, a DRAP Algarve promove também pelas 11h30 uma visita à exposição “O Posto Agrário de Tavira”, reflexo de um trabalho de preservação e valorização da consciência histórica do Posto Agrário, caracterizada por uma diversidade de registos apresentados numa narrativa cronologicamente contextualizada, que permite não só um resgate do passado, mas também a construção de um novo significado sobre o mesmo.

No período da tarde, destaca-se a realização de um Seminário sobre “Inovação na Dieta Mediterrânica”, organizado conjuntamente com a CCDR Algarve I.P. e o Município de Tavira.

Integrado nas comemorações do 10.º Aniversário da inscrição da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial pela UNESCO, este seminário contará com a apresentação de um conjunto de projetos sobre inovação em produtos agroalimentares, com intervenções de Pedro Valadas Monteiro, Diretor Regional da DRAP Algarve, Hugo Barros da Universidade do Algarve, Nuno Alvarenga, Nelson Pereira e Marta Abreu  do INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. e Maria da Graça Pacheco Carvalho do Instituto Politécnico de Portalegre, entre outros, nos termos do respetivo PROGRAMA.

Este será igualmente o momento de avaliação do Plano Regional de Ação e Salvaguarda 2018-2021, por Artur Gregório (Associação In Loco) e de apresentação da Agenda da Dieta Mediterrânica, pela CONFAGRI, e do NOVO Plano de Atividades 2023-2027, por Ana Freitas (Vice-Reitora da Universidade do Algarve), que brevemente entrará em consulta pública.

Com este NOVO plano pretende-se identificar as intervenções objeto de consenso regional e transversal ao território, estruturantes no âmbito do Programa Regional ALGARVE 2030, mantendo a Dieta Mediterrânica como elemento-chave na estratégia regional de especialização inteligente (RIS 3 Algarve).

A sessão será encerrada por Pedro Monteiro, Diretor da DRAP Algarve, André Gomes, Presidente do Turismo do Algarve, Paulo Águas, Reitor da UALG, José Apolinário, Presidente da CCDR Algarve e do Programa Regional ALGARVE 2030, Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, e Ana Paula Martins, Presidente da Câmara Municipal de Tavira, seguindo-se a inauguração da Feira na Baixa de Tavira.

Até dia 10 de setembro a DRAP Algarve fará representar-se com um Stand Institucional no recinto do evento, conjuntamente com o Centro de Competências da Dieta Mediterrânica, onde irão decorrer ações de promoção de diversos produtos /projetos inovadores da região.