Foi lançado no passado dia 18 junho, no âmbito do projeto PRR REVITALGARVE - Linha de Ação Conhecimento, um projeto piloto com utilização de tecnologias de geolocalização e monitorização de animais, em 2 explorações demonstrativas, em Algoz/Silves, junto de um criador da raça ovina churra Algarvia (José Eduardo Coelho), e em Conceição/Tavira, numa exploração frutícola (Quinta do Cabeço/Rosagado), que utiliza um rebanho de ovinos no controlo de infestantes.
Com a utilização desta tecnologia pretende-se criar ferramentas para facilitar o trabalho dos pastores, como promover uma melhor gestão da pastagem e do território, contribuindo para manter áreas de pastoreio mais limpas e resilientes aos incêndios rurais. Por outro lado, na área da fruticultura, pretende-se promover a utilização de animais (ovinos) no controlo de infestantes, diminuindo a utilização de equipamentos e agroquímicos, e contribuir para o enriquecimento do solo em matéria orgânica.
Os equipamentos foram entregues a 5 criadores, incidindo este projeto piloto em 4 rebanhos de ovinos e 1 de caprinos, com 2 coleiras eletrónicas / exploração.
O REVITALGARVE é um projeto financiado pelo PRR, assente numa rede de 12 parceiros públicos e privados, entre os quais a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P. - Agricultura e Pescas, que pretende criar um modelo de organização do Sistema Alimentar do Algarve, baseado numa Rede de Produtores Locais do Algarve (RPLA) e no consumo local dos produtos com origem na RPLA.