Saltar para os conteúdos

No âmbito da FATACIL - Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa, a CCDR Algrave, I.P. promoveu, no dia 24 de agosto, no Convento de São José, a conferência "ESG - Ambiente e Sustentabilidade: desafios atuais e futuros para o Agroalimentar".

A  acuidade e relevância do tema, concretamente, os maiores desafios e impactos para a implementação do ESG (environmental, social and corporate governance) nas empresas do setor agroalimentar, mas também as oportunidades que daí emergem, foi o mote para a realização da conferência.

A sigla ESG corresponde a uma tríade de responsabilidades ambientais, sociais e de governança que uma empresa ou organização deve desenvolver para alcançar o seu desenvolvimento sustentável no mercado, tendo sido apresentada pela primeira vez em 2004 numa publicação pioneira do Banco Mundial em parceria com o Pacto Global da ONU e várias instituições financeiras internacionais, chamada Who Cares Wins ("ganha quem se importa"). O tema tem granjeado muita atenção na União Europeia, sobretudo desde 2019, com múltiplas iniciativas regulatórias de entre as quais destacamos as recentes Normas Europeias para Reporte de Sustentabilidade.

A conferência dividiu-se em dois painéis: “ESG e Agricultura: Implicações e oportunidades”, pelo INIAV, IP (Georgete Félix) e Universidade do Algarve (Luís Serra Coelho), e “ESG - O papel das instituições financeiras”, com a participação de representantes do BPI (Miguel Montenegro Silva) e Millennium BCP (Vasco Cunha). 

*as apresentações estão disponíveis no link de cada instituição 

Terminou com a mesa redonda - “ESG | Adaptação e desafios para o setor agrícola do Algarve num contexto de alterações climáticas”, com a participação da Federação de Agricultura do Algarve, AHSA – Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur, Confagri CCRL, CNA - Confederação Nacional da Agricultura e AJAP Associação dos Jovens Agricultores de Portugal.