Saltar para os conteúdos

LIGAÇÕES ÚTEIS     MAPA DO SITE     facebook

Decorreu, no dia 5 de setembro, nas instalações do Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT) / Polo de Inovação de Tavira, da CCDR Algarve I.P. - Agricultura e Pescas, o seminário "Importância da Sustentabilidade e Saúde dos Solos", organizado no âmbito da X Feira da Dieta Mediterrânica.

Com casa cheia, este seminário trouxe a debate um dos temas da ordem do dia nas áreas da agricultura e do ambiente. Segundo a Comissão Europeia, a degradação dos solos regista custos de mais de 50 milhões de euros por ano.  

Foram apresentados os projetos “LivingSoil”, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e “+ Solo + Vida – Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas e Luta contra a Desertificação no Vale do Guadiana”, promovido pela Associação para o Desenvolvimento do Património de Mértola (ADPM), bem como comunicações a cargo do Instituto Superior de Agronomia, UAlg (Universidade do Algarve) e ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) sobre temas tão relevantes para esta temática em apreço como a gestão sustentável dos solos e as dinâmicas do carbono e da água, a par dos desafios associados à lei do restauro da Natureza, recentemente aprovada.

Tivemos assim oportunidade de articular  conhecimento e investigação levada a cabo pela academia e a sua aplicação prática no terreno via projetos piloto em curso.