Decorreu no passado dia 17 de Outubro, nas instalações da CCDR Algarve | Agricultura e Pescas, no Patacão, a reunião promovida, para o âmbito da região do Algarve, pelo Grupo de Trabalho para a estratégia "Água que Une".
Este grupo de trabalho, criado pelo Ministro da Agricultura e Pescas e pela Ministra do Ambiente e Energia, é composto pelas Águas de Portugal, Agência Portuguesa do Ambiente, Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva.
Pretende-se que esta estratégia dê resposta a um conjunto fulcral de desafios que todo o território português enfrenta e que, com grande probabilidade, virão a ampliar-se no futuro. Tal como o nome indicia, o tema é a água e pretende abordar a questão do armazenamento em Portugal e as suas assimetrias, as alterações climáticas, o combate à seca e à desertificação, a eficiência e a segurança hídrica e como corolário, que planeamento e que conjunto de ações, planos e obras devem ser executadas tendo em vista a implementação de uma estratégia nacional para o setor da água.
A estratégia em questão apresenta as seguintes prioridades em termos de abordagem aos problemas elencados:
- Aumento da eficiência hídrica e promoção do uso racional da água;
- Redução das perdas de água nos sistemas de abastecimento publico, agrícola, turística, industrial;
- Promoção da utilização de água residual tratada;
- Otimização da exploração das infraestruturas existentes, através da promoção da multifuncionalidade do seu uso e do reforço da resiliência e redundância dos sistemas hidráulicos;
- Aumento da capacidade de armazenamento das infraestruturas existentes;
- Criação de novas infraestruturas e origens de água, onde se incluem infraestruturas de armazenamento, regularização e captação de água, unidades de dessalinização e, em último recurso, a interligação entre bacias hidrográficas.