Foi apresentado, no dia 6 de novembro de 2024, na Faculdade de Economia, da Universidade do Algarve UAlg, o 5.º Balanço da Campanha de Citrinos, uma iniciativa organizada pela AlgarOrange, em parceria com o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências COTHN. A iniciativa contou com a abertura do presidente da CCDR Algarve, I.P., José Apolinário, e do presidente da AlgarOrange, José Oliveira, e da secretaria-geral do COTHN, Carmo Martins.
Este balanço de campanha é um dos momentos mais aguardados pelos profissionais do setor citrícola, onde se discutem os resultados da última campanha de citrinos e se projetam as tendências para o próximo ano. A AlgarOrange, estima em 10% o aumento de produção do setor na campanha que terminou em setembro (2023-2024), em relação à média dos anos anteriores.
Este ano, o evento contou com uma reflexão aprofundada sobre o uso eficiente da água, um recurso vital para a agricultura, especialmente num contexto de alterações climáticas. Especialistas do setor partilharam estratégias e soluções para uma gestão mais sustentável da água, avalizando uma produção que não comprometa os recursos naturais.
A iniciativa abordou também o crescimento das pequenas e médias empresas (PMEs) no setor agrícola, os desafios da comercialização num mundo em constante mudança e a importância da comunicação na agricultura, com especial destaque para a iniciativa B-RURAL.
A sessão de encerramento contou com Diana Tereso Ferreira, vice-presidente da AlgarOrange e Pedro Valadas Monteiro, vice-presidente da CCDR Algarve, que salientou os desafios da região para uma gestão mais eficiente e inteligente da água, sublinhando que o Algarve é a região onde mais se investe em sistemas de rega inteligente.