Saltar para os conteúdos

LIGAÇÕES ÚTEIS     MAPA DO SITE     facebook

A produção de flores e plantas ornamentais, frutas e leguminosas em Portugal tem sido, historicamente, uma actividade agrícola sustentável.

Buscar o potencial produtivo das culturas e das exportações, tem sido os caminhos encontrados para aumentar a competitividade deste setor.

A região algarvia exporta principalmente “produtos do reino vegetal”. Em 2023, estas mercadorias alcançaram um valor de 170,2 milhões de euros, o equivalente a 58% do total das exportações regionais, e as exportações de “plantas vivas e produtos da floricultura” rondou os 21 milhões de euros, equivalente a 7%, do volume total na região (fonte INE).

Espanha, França, Países Baixos, Alemanha e Reino Unido continuam a ser os principais mercados do setor, absorvendo a União Europeia 80% do valor exportado.

Neste contexto, damos hoje a conhecer a  Plantalgarve, Viveiros Agrícolas, Lda. , um dos projetos apoiados pelo PDR 2020 e que manifesta o dinamismo e a competitividade do setor na região - ver VÍDEO. 

Este vídeo integra uma campanha de conteúdos curtos que narram, na primeira pessoa, casos de sucesso de investimentos apoiados por fundos europeus, com o objetivo de divulgar e promover a transformação que a agricultura algarvia está a vivenciar e que acompanham também a evolução deste setor estratégico para o desenvolvimento socioeconómico da Europa. Esta foi uma iniciativa apoiada pela Rede Rural Nacional, sendo que os vídeos serão disponibilizados semanalmente nas redes sociais e plataformas digitais da CCDR Algarve | Agricultura e Pescas - facebook e youtube