Saltar para os conteúdos

Integrado no ciclo de ações de formação e demonstração na temática dos Solos, realizou, no passado dia 11 de fevereiro, a 3.ª sessão de capacitação, que decorreu no auditório da CCDR Algarve, I.P. - Agricultura e Pescas, no Patacão, Faro, sobre a Monitorização da Saúde do Solo nas Expolorações. 

A sessão foi dinamizada pelo Professor João Coutinho, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que aborda a colheita de amostras de solo e de dados de campo, e pelo Professor Carlos Guerra, da Universidade de Coimbra, sobre sistemas territoriais de monitorização do solo - amostragem do solo.

Esta iniciativa está integrada no Projeto do Observatório Nacional do Solo, coordenado pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), com a colaboração da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade de Coimbra, e do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT).

As formações, que se realizam nas várias regiões do país, destinam-se a técnicos de aconselhamento agrícola na temática do Plano de Fertilização.

A monitorização do solo é fundamental para se determinar o seu estado de saúde e as suas ameaças, aferir as tendências e a sua evolução, natural ou em resultado das práticas de gestão do solo implementadas.

Fonte: Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR)