Saltar para os conteúdos
O Auditório Paços do Concelho Séc. XXI, em Lagos, acolheu, no passado dia 10 de abril, a Conferência/Debate “Frutos Secos – Contributo para a proteção e Promoção do Património Rural”, uma iniciativa realizada no âmbito do projeto PRR Agro + Eficiente, numa organização conjunta da Associação para Proteção e Promoção do Património Rural e da CCDR Algarve, I.P., com o apoio do Município de Lagos.
 
A produção de amêndoa, figo e alfarroba integram a matriz identitária da ruralidade na região do Algarve. Entre os temas abordados, foram trazidos “O caso particular da Amendoeira”, “Presente e desafios da cultura da Alfarrobeira”, “Presente e desafios da cultura da Figueira” e “Fundos Comunitários PEPAC/Plano Estratégico da Política Agrícola Comum”, havendo ainda espaço para a participação e testemunho de produtores.
 
O projeto PRR Agro + Eficiente tem como principal objetivo a valorização de recursos genéticos tradicionais, novas culturas e gestão de água de rega em contexto de alterações climáticas, e é liderado pela CCDR Algarve, I.P. / Divisão de Apoio à Produção Agrícola, Inovação e Formação, numa parceria que envolve a Universidade do Algarve, Centro de Competências da Dieta Mediterrânica, Comunidade Intermunicipal do Algarve, Agrupamento de Produtores de Alfarroba e Amêndoa, AIDA – Associação Interprofissional para o Desenvolvimento da Produção e Valorização da Alfarroba, Associação In Loco, COTHN -Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, FRUSOAL- Frutas Sotavento Algarve, Lda, Fulgur IT, Lda, Nutribean, Lda e Mil Plantas- Produção e Comercialização de Plantas.