A cultura de diversos tipos de couve no Algarve é tradicionalmente realizada no outono/inverno, em hortas familiares, em pequenas parcelas, muitas vezes apenas para autoconsumo. Dada a sua importância nos hábitos alimentares das populações da região, têm também uma importante posição nas rotações culturais utilizadas - ou seja, são usadas estrategicamente no planeamento agrícola para manter a saúde do solo e garantir boas colheitas ao longo do ano.
Este ensaio decorreu no Centro de Experimentação Hortofrutícola do Patacão, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I. P./Agricultura e Pescas, no âmbito do Projeto do Polo de Inovação de Faro, que teve os seguintes objetivos:
- Comparar a produtividade das várias variedades, bem como a sua adaptação à Agricultura Biológica (AB) e às condições edafo-climáticas da região do Algarve;
- Monitorizar as pragas, doenças e auxiliares das culturas.
No âmbito dos trabalhos desenvolvidos na área da AB, foi instalado um ensaio de variedades de 4 tipos de couve, ao ar livre. As couves utilizadas foram: couve brócolo (5 variedades), couve-flor (4 variedades), couve repolho (5 variedades) e couve tronchuda (3 variedades). Este ensaio foi plantado em outubro de 2024, com 3 repetições, com um compasso de 80X40cm e 24 plantas por cada parcela. As plantas foram produzidas num viveiro da região, com certificação para a produção de plantas em AB.
Conduzido pelos técnicos da CCDR Algarve, António Marreiros e Sandra Germano, o ensaio terminou no final deste mês de abril e foram obtidas interessantes produções em quase todas as variedades, cujos resultados serão posteriormente publicados.