A Melgarbe – Associação de Apicultores do Sotavento Algarvio e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P. promoveram ontem, dia 3 de junho de 2025, o XV Encontro Regional de Apicultura do Algarve.
O evento reuniu apicultores, técnicos, investigadores e entidades públicas num programa diversificado e técnico, dedicado às principais temáticas e desafios do setor apícola, como o Mercado Europeu de Mel, um tema central para os apicultores da região, que enfrentam crescente concorrência internacional, exigências de qualidade e flutuações nos preços de comercialização. Foram também apresentadas análises aos méis do sul da Península Ibérica.
Destaque para o painel relativo aos apoios do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) à apicultura no Algarve, que contou com cerca de 250 candidaturas, bem como para o painel sobre a marca “Saborear o Algarve” – uma oportunidade para os apicultores aderirem a uma identidade regional que valoriza e representa a excelência dos produtos do território. Foram igualmente abordadas boas práticas de nutrição pós-cresta (período que se segue à colheita do mel) ou no uso de medicamentos veterinários.
Outro tema de relevo foi a apresentação das ações de controlo realizadas pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), no âmbito da fiscalização da qualidade e da origem do mel comercializado.
No campo sanitário, foram discutidos os resultados da avaliação da eficácia do tratamento à base de ácido oxálico “Calistrip Biox” contra a varroa, assim como os benefícios e limitações do uso de ácidos orgânicos no combate a esta praga.
O encontro terminou com a entrega dos prémios do Concurso de Mel do Algarve 2024, uma iniciativa de referência do setor agroalimentar do Algarve, que consagrou seis melhores méis da região a concurso.