Saltar para os conteúdos

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P. (CCDR Algarve) realizou, no passado dia 3 de dezembro, no Auditório da Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento do Algarve (ABPRSA), em Tavira, uma sessão dedicada à Valorização de Sistemas de Cultivo de Fruteiras Tradicionais do Algarve, integrada no projeto Agro + Eficiente (A+E), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A iniciativa reuniu especialistas, investigadores, produtores e técnicos do setor agrícola, organizando-se em torno de temáticas ligadas às fruteiras tradicionais, aplicação de técnicas de rega deficitária, cobertura e saúde do solo, aspetos económicos da produção e digitalização na agricultura.

A implementação de práticas culturais vocacionadas para maximizar a capacidade produtiva com diminuição das dotações de rega, juntamente com a utilização de espécies e variedades tradicionais, bem-adaptadas à região, contribuirá para um incremento da eficiência de utilização dos recursos hídricos no Algarve.

É nesta base que assentam os projetos A+Eaprovados no âmbito do PRR/Agenda de Investigação e Inovação para a Sustentabilidade da Agricultura, Alimentação e Agroindústria (Projetos I&D+I – Adaptação às Alterações climáticas) e que implementam estratégias de adaptação para mitigar o impacto destas alterações na agricultura da região do Algarve.

No período da tarde, os participantes visitaram o ensaio de fruteiras tradicionais, instalado no CEAT no âmbito do projeto PRR Agro + Eficiente, bem como as coleções de amendoeiras, alfarrobeiras e figueiras e a coleção ampelográfica.

O projeto A+E resulta de uma parceria entre a CCDR Algarve, I.P., Universidade do Algarve (UAlg), Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM), Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), AIDA – Associação Interprofissional para o Desenvolvimento da Produção e Valorização da Alfarroba, AGRUPA – Agrupamento de Produtores de Alfarroba e Amêndoa, FRUSOAL, Fulgur IT, Nutribean e Mil Plantas. A iniciativa visa reforçar a resiliência dos sistemas produtivos do Algarve, promover práticas agrícolas sustentáveis e acelerar a adoção de tecnologias de apoio à decisão no setor.

As apresentações dos oradores encontram-se disponíveis através dos seguintes links: