Saltar para os conteúdos

LIGAÇÕES ÚTEIS     MAPA DO SITE     facebook

Evento ex-líbris da cidade de Tavira e marca de excelência para a região algarvia, a Feira da Dieta Mediterrânica está quase a abrir portas.

O arranque acontece no dia 5 de setembro, com a Visita Guiada às Coleções de Fruteiras Tradicionais do Algarve, pelas 09h30, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT). De sublinhar que esta é uma iniciativa gratuita, com a chancela da CCDR Algarve, e aberta a toda a população.  

As Coleções de Fruteiras têm um elevado interesse patrimonial e cultural, procurando preservar as variedades tradicionais que tendem a desaparecer, mas que são representativas da identidade da região algarvia e muito importantes para a obtenção de novas variedades.

Uma “Arca de Noé” da biodiversidade da agricultura algarvia, estas coleções de fruteiras são um dos acervos mais representativas a nível nacional e resultado do trabalho de prospeção, preservação e caracterização, desenvolvido na última década e meia, pelos técnicos da área de agricultura e desenvolvimento rural.

No Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT) encontram-se instaladas sete coleções de fruteiras e uma coleção ampelográfica, que na sua configuração atual, englobam a alfarrobeira (44 entradas), amendoeira (112 entradas), figueira (97 entradas), oliveira (11 variedades), nespereira (29 entradas), macieira/pero de Monchique (32 entradas), romãzeira (82 entradas) e vinha (280 castas).

No final da visita, o grupo seguirá para uma prova gastronómica com frutos e transformados de variedades tradicionais de figo e amêndoa, no âmbito do projeto Revitalgarve, tendo também a oportunidade de realizar uma visita guiada à exposição “O Posto Agrário de Tavira”.

Consulte o programa completo da X Feira da Dieta Mediterrânica.