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fruta peixe

A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve) juntou-se à iniciativa “O Prato Certo” da responsabilidade da Associação In Loco, outras ADLs (Vicentina e Terras do Baixo Guadiana) responderam igualmente ao desafio, com o intuito de alargar e potenciar ao máximo a Rede de Produtores Locais do Algarve. Numa altura em que a prevenção e as medidas de contingência adotadas para fazer face à pandemia do Covid-19, alterando hábitos e comportamentos dos consumidores, estão a afetar significativamente a capacidade de escoamento dos pequenos produtores, do agroalimentar e da pesca, por via das severas limitações ao funcionamento dos mercados físicos de proximidade, assim como dos estabelecimentos do canal da hotelaria, restauração e cafés, o intuito é encurtar a distância entre a oferta e a procura, apostar nos circuitos curtos de comercialização, pondo em contato direto quem produz (dos hortofrutícolas frescos e dos produtos da pesca e aquicultura, passando pelos transformados, entre outros) e quem consome. Persegue-nos um duplo objetivo: garantir a sobrevivência deste tecido empresarial de cariz mais familiar, com menor dimensão e capacidade de resiliência face à adversidade, mas simultaneamente tão importante para a ocupação e estruturação da base económica dos territórios, e simultaneamente disponibilizar aos consumidores um modo mais seguro e socio-ambientalmente  mais responsável para fazer as suas compras. Lançámos também o repto aos municípios e às juntas de freguesia do Algarve para se juntarem a nós nesta meritória iniciativa, não só identificando e incentivando produtores locais dos seus territórios que possam aderir, mas também divulgando e sinalizando a relevância de ser usada esta plataforma em rede para a realização de compras: Vender e Consumir Local, Ajudar a nossa Agricultura e Pescas. Por si, por todos Nós, pela nossa Saúde, pela nossa Região e pelo nosso País!

Links:

Rede de Produtores Locais do Algarve: Aceda aqui ao link para consulta dos produtores mais próximos de si

Rede de Fornecimento de Cabazes de géneros alimentícios: Consulte a informação aqui

Inscrição de Produtores Locais: Aceda aqui ao link para preenchimento do formulário de inscrição

estamos on

Maria do Céu Albuquerque: “Temos de apostar nos nossos produtos locais, produtos seguros e de qualidade que são garante da produção nacional. E todos os consumidores estão convocados para este desafio.” 

O Ministério da Agricultura lançou, a campanha “Alimente quem o Alimenta”, a qual, tendo em conta o contexto marcado pela situação epidemiológica associada à pandemia COVID-19, visa incentivar o consumo de produtos locais e o recurso aos mercados de proximidade. Segundo a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, em tempos como aqueles que atravessamos, “todos os consumidores estão convocados para este desafio. Um desafio que passa pela aposta nos nossos produtos, produtos seguros e de qualidade, e pelo essencial apoio aos nossos agricultores e produtores”.

Também nas palavras de Maria do Céu Albuquerque, “é essencial não esquecermos que o setor agroalimentar não pode parar, pois só desta forma conseguimos assegurar, em qualidade e quantidade, os alimentos que são garante para as nossas famílias. Assim sendo, esta campanha funciona como um apelo, mas também como um agradecimento a todas e a todos que, diariamente, investem esforço e dedicação neste setor fundamental e cuja resposta se faz sentir no dia a dia do país”.

Para assegurar o normal funcionamento do sistema de abastecimento alimentar, a titular da pasta da Agricultura apela ainda ao consumo consciente e responsável e reforça aquela que é a grande mensagem desta campanha: “Para que esta cadeia, a cadeia alimentar, não se quebre, compre produtos locais e ajude a nossa Agricultura. Por si, por todos nós, pela nossa saúde, pelo nosso país. Alimente-se desta ideia. Alimente quem o alimenta”.

 

1583495964 ministerio da agricultura

Divulgamos informação sobre a COVID-19, em vários idiomas, com vista a abranger o maior número possível de destinatários, e a sua difusão pela população, designadamente aos imigrantes residentes, que, em geral, estão mais vulneráveis em situações como a que vivemos.

COVID-19 Guia

Associação Médicos do Mundo Portugal, em conjunto com o Alto-Comissariado para as Migrações, disponibiliza um Guia sobre o COVID-19 em vários idiomas:

Alemão (de)
Bengali (bn)
Chinês (zh) 
Espanhol (es)
Finlandês (fi)
Francês (fr)
Hindi (hi) 
Inglês (en)
Italiano (it)
Japonês (ja)
Neerlandês (nl)
Nepalês (ne)
Polaco (pl)
Português (pt)
Romeno (ro)
Russo (ru)
Sueco (sv)
Turco (tr)
Ucraniano (uk)
Urdu (ur)
. Árabe
. Fula
. Mandinga
. Moldavo
. Tigrínia

Link do website do Alto-Comissariado para as Migrações (ACM): https://www.acm.gov.pt/-/covid-19-medidas-orientacoes-e-recomendacoes?

Link do website dos Médicos do Mundo: https://www.medicosdomundo.pt/noticia/covid-19-nao-podemos-esquecer-populacoes-vulneraveis-partilha-de-documento

Edificio DRAP Algarve

No cumprimento do determinado no Decreto-Lei n.º 20/2020 de 1 maio, das recomendações emanadas da Direção Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) e dos Despachos Internos nº6/2020, alterado pelo pelos n.º10/2020, 08, 11, 14 e 15/2020, para a prevenção da COVID-19, sabendo que o atendimento presencial é retomado, ainda que com pré agendamento, importa reforçar as regras de prevenção que devem ser tidas em conta pelo universo total de utilizadores das instalações da DRAP Algarve.

O atendimento dos/as utentes deve ser realizado preferencialmente através de canais não presenciais, como sejam os “Serviços Online”, o telefone e/ou correio eletrónico:

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O atendimento presencial será efetuado perante marcação prévia, de modo a ser efetuado o pré-agendamento para os contactos disponibilizados para o efeito no sítio da internet da DRAP, nas entradas dos edifícios e no portal eportugal.gov.pt.

Em caso da necessidade de deslocação às instalações da DRAP Algarve e pós o agendamento, os utentes devem fazer uso obrigatório da máscara.

Os utentes não deverão dirigir-se às instalações da DRAP Algarve sem antes confirmar que não existe risco para si nem para os outros, nem se tiverem alguns sintomas associados à Covid-19 ou se mantiveram contacto próximo com casos confirmados ou suspeitos de Covid-19. Caso os utentes tenham viajado nos últimos 14 dias não deverão igualmente deslocar-se às nossas instalações para atendimentos presenciais, mas antes recorrer aos canais não presenciais (serviços online, telefone e/ou correio eletrónico).

- O atendimento presencial é retomado por marcação prévia a partir de 4 de maio de 2020, horário de funcionamento, que passou a ser das 9:00h às 16:30h devendo ser efetuado o pré-agendamento para os contactos disponibilizados para o efeito no sítio da internet da DRAP, nas entradas dos edifícios e no portal eportugal.gov.pt.

- Aquando do agendamento, os utentes devem ser informados da obrigatoriedade de uso da máscara.

- Nos locais de atendimento presencial deve ser acautelada a ocupação mínima por parte dos trabalhadores/as afetos àquelas funções.

- Nos dias em que exista(m) agendamento(s) para o atendimento presencial, o Serviço que o presta deverá indicar na Portaria:

i) o nome do/a utente;

ii) a hora agendada; e

iii) o nome e contacto do Ponto Focal que o vai receber na entrada do edifício, bem como acompanhar à saída findo o atendimento.

As informações elencadas no número anterior devem ser prestadas à Portaria até as 16.30 minutos do dia anterior àquele em que se irá levar a cabo o atendimento presencial.

- Para assegurar o cumprimento da regra geral de lotação máxima de 5 pessoas por 100 metros quadrados, o pré-agendamento do atendimento deve ser comunicado nos mesmos termos do ponto anterior, à Divisão de Comunicação e Documentação para que seja possível de verificação e eventuais ajustes.

- O utente que tenha pré-agendado o atendimento só poderá entrar nos Serviços acompanhado pelo Ponto Focal e deverá ser acompanhado à saída pelo mesmo, findo o atendimento.

- Conforme já anteriormente fixado deve ser utilizada máscara (não cirúrgicas, comunitárias ou de uso social) no ato de atendimento, por parte do utente e do funcionário, de modo a constituir uma medida adicional de proteção.

- A utilização de máscara não implica a negligência das medidas fundamentais como o distanciamento social, a higiene das mãos e a etiqueta respiratória, independentemente da existência de barreiras físicas.

- Têm prioridade no atendimento os seguintes utentes: os profissionais de saúde, os elementos das forças e serviços de segurança, de proteção e socorro, o pessoal das forças armadas e de prestação de serviços de apoio social.

A entrega de amostras em Tavira (no Núcleo de Apoio à Produção Agrícola do Algarve) será às Quartas e Quintas feiras no período da tarde das 14h30 às 16h30. O pagamento das mesmas só pode ser efetuado por transferência bancária, para o IBAN PT50078101120000000778787.

Estamos On cumprindo o nosso Plano de Contingência para prevenção e resposta ao COVID19 através dos contactos:

Email:  DRAP Algarve:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

            DGAV : Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telefones:  

DRAP Algarve SEDE (FARO)  +351 289 870 700

DGAV SEDE (FARO)  +351 289 870 700

DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE INVESTIMENTO 912 145 455 / 967 933 824

DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE CONTROLO  (Divisão de Controlo)  289 870 772 /  289 870 712

                                                                      (Divisão de Licenciamento)  289 870 740 /  289 870 712

DELEGAÇÃO DO SOTAVENTO  965 698 026 / 965 439 104 / 966 767 292

DELEGAÇÃO DO BARLAVENTO 961 179 945 / 962 968 004 / 966 767 292

NÚCLEO DE OLHÃO (PESCAS)  +351 289 723 724 / 915 550 557 / 967 933 824

NÚCLEO DE ALCOUTIM   961 332 386 / 966 767 292

Núcleo de Apoio à Produção Agrícola do Algarve (NAPALGARVE - Entrega de amostras em TAVIRA) 914 151 535 / 936 708 568 (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Período e horário para entrega de amostras :  Quartas e quintas: Período da tarde das 14h30 às 16h30.

Forma de pagamento : O pagamento só pode ser efetuado por transferência bancária, para o IBAN PT50078101120000000778787

DESPACHO INTERNO N.º 16 / 2020

Novas Normas de entrega de amostras – Núcleo de Apoio à Produção Agrícola do Algarve (NAPALGARVE)

Regras para cumprimento do Plano de Contingência da COVID-19 da DRAP ALGARVE